A internet discada, também conhecida como dial-up, foi uma tecnologia de acesso à internet que utilizava a linha telefônica para estabelecer a conexão. Era caracterizada por sua baixa velocidade de co
- Agência Brasil Net

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
A internet discada, também conhecida como dial-up, foi uma tecnologia de acesso à internet que utilizava a linha telefônica para estabelecer a conexão.
Será desligada no Brasil em 30 de Setembro de 2025
Era caracterizada por sua baixa velocidade de conexão, geralmente entre 56 Kbps e 128 Kbps, e por ocupar a linha telefônica durante o uso, impedindo chamadas. Embora tenha sido a principal forma de acesso à internet no passado, especialmente nos anos 90 e início dos anos 2000, a internet discada está em declínio devido ao avanço da banda larga e outras tecnologias mais rápidas e eficientes.
Como funcionava:
O usuário conectava um modem ao computador e à linha telefônica.
O modem discava um número de telefone do provedor de acesso à internet.
O modem estabelecia uma conexão com o provedor através da linha telefônica.
A conexão ocupava a linha telefônica, impedindo chamadas durante o uso da internet.
A velocidade de conexão era limitada, dificultando o acesso a conteúdos mais pesados como vídeos.
A cobrança geralmente era feita por tempo de conexão, o que tornava o uso prolongado caro.
Disponibilidade atual:
Apesar de ter perdido popularidade, a internet discada ainda pode ser encontrada em algumas áreas remotas onde outras opções de conexão não estão disponíveis ou são muito caras.
No entanto, a maioria das operadoras já não oferece mais esse tipo de serviço, dando preferência a tecnologias como banda larga fixa (fibra ótica) e internet móvel (3G/4G).
A AOL e o fim da internet discada:
A AOL, empresa que foi uma das principais provedoras de internet discada, anunciou o encerramento de seu serviço de internet discada após mais de 30 anos de operação, segundo a CNN Brasil.
O fim do serviço da AOL, que foi um ícone dos anos 90, marca o fim de uma era para a tecnologia que foi muito popular, mas que agora está sendo substituída por opções mais modernas e rápidas.
BRASIL



































Comentários