top of page

Brasil precisa investir no refino de petróleo pode ser realizado por empresas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

No Brasil, o refino de petróleo pode ser realizado por empresas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sendo a Petrobras a principal operadora, mas não a única. A legislação brasileira permite a atuação de outras empresas, desde que constituídas sob leis brasileiras e com sede no país, mediante concessão ou autorização da União. 

Quem pode refinar petróleo no Brasil:

  • Petrobras:

    É a principal empresa atuante no refino, com diversas refinarias em operação. 

  • Outras empresas:

    A Lei nº 9.478/97 (Nova Lei do Petróleo) abriu o mercado para outras empresas que atendam aos requisitos legais, incluindo o refino. 

Observações:

  • A Petrobras, apesar de ser uma empresa de economia mista, tem o governo federal como acionista majoritário. 

  • Apesar da abertura do mercado, a Petrobras ainda detém a maior parte da capacidade de refino no Brasil. 

  • A decisão de refinar ou não o petróleo no Brasil pode variar de acordo com as estratégias de cada empresa e as condições do mercado. 


Refino: tecnologia que cria várias soluções com uma única matéria-prima

Transformar petróleo bruto em produtos essenciais para o seu dia a dia: é isso o que fazemos no refino.


A energia que move a sociedade nasce no refino

O refino possui um papel importantíssimo na sua vida, sabe por quê? Porque são nas refinarias de petróleo, nessas verdadeiras indústrias de transformação, que produzimos diesel, gasolina, querosene de aviação, gás de cozinha e muitos outros produtos que você usa todos os dias.


 

Os derivados obtidos com o refino do petróleo, por sua vez, também podem ser utilizados como matéria-prima para a indústria petroquímica criar inúmeros outros produtos. É só olhar ao redor, o resultado está em todo lugar:

  • Garrafas PET e diversos tipos de embalagens.

  • Medicamentos.

  • Tapetes, tecidos e móveis.

  • Peças para automóveis.

  • Lentes de óculos e de contato.

  • Pneus.

  • Fertilizantes para a agricultura.

E esta é apenas uma pequena parcela do que o refino origina. A verdade é que o mundo inteiro é movido por esse processo, e nós estamos transformando a maneira como ele é feito. Estamos desenvolvendo novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono. E por isso, o refino é fundamental para a transição energética.

Investimos pesado para conseguir atender às necessidades dos brasileiros

Para garantir a produção de uma demanda que está sempre crescendo, definimos estratégias que irão nortear nossa atuação nos próximos anos (2025-2029):


 

  • Ser a melhor opção para os clientes.

  • Ofertar produtos de alta qualidade e de baixo carbono, com foco no cliente.

  • Otimizar a cadeia produtiva maximizando o valor dos ativos.

  • Expandir e adequar o parque de refino.

O futuro do refino tem menos enxofre e mais bio

Estamos trilhando um caminho em direção a um mercado de baixo carbono que possibilite uma transição energética justa para todos os brasileiros. Diante desse cenário de transformação, buscamos viabilizar o uso de matérias-primas renováveis no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis.


 

Estamos produzindo uma nova geração de combustíveis que serão mais modernos e sustentáveis, como o diesel com conteúdo renovável (Diesel R) e o bioquerosene de aviação (BIOQAV). Esses dois combustíveis podem ser produzidos a partir da mistura de petróleo com óleo vegetal, por exemplo. Assim, estamos nos posicionando entre os líderes mundiais em biorefino, em eficiência e desempenho operacional.

Conheça essa nova geração de combustíveis na nossa seção sobre Energia em Transformação.

Programa BioRefino: liderança tecnológica transformada em realidade comercial

O programa integra projetos para produzir uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis. Confira as novidades:

  • Uso em pista do CAP Pro, novo asfalto desenvolvido pela Petrobras, que possibilita a redução de 65% das emissões estimadas de gases de efeito estufa.

  • Fomos uma das primeiras empresas a atender aos critérios determinados pela Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol). Em 2023, fizemos o primeiro abastecimento de navio da frota com biobunker, de menor pegada de carbono.

  • Em 2023, apresentamos a nova gasolina Premium Petrobras, com alta performance e 40% menos de enxofre.

  • No nosso Plano Estratégico 2050 e Plano de Negócios 2025-2029, apostamos na diversificação de estratégias para produção de biocombustíveis, dentre eles, o Diesel R (combustível automotivo de baixo carbono) e o BioQAV (bioquerosene de aviação). 

RefTOP: mais eficiência nas operações

O programa RefTOP - Refino de Classe Mundial traz um conjunto de iniciativas que visam posicionar a Petrobras entre as melhores companhias refinadoras de petróleo do mundo em eficiência energética e desempenho operacional.

Para falar em eficiência, no primeiro trimestre de 2023, reduzimos em 20% as emissões pelas tochas em refinarias em comparação a 2022. Em relação a 2019, a redução foi de 50%.



​​​​​​​Até 2029, ainda teremos US$ 826 milhões em investimentos no programa, a fim de atingir a meta de reduzir o índice de intensidade de emissões de GEE em 2030, para um nível inferior a 30kg CO2eq/CWT. 

Como estamos transformando nosso futuro

A transição energética tem espaço para soluções combinadas de fóssil com biocombustível. Por isso, buscaremos um posicionamento forte para atender às demandas de energia derivada do petróleo e gás natural e também oferecer produtos para o mercado de baixo carbono.



Em nossa estratégia (Plano Estratégico 2050 e Plano de Negócios 2025-2029) voltada para Refino, Transporte e Comercialização, prevemos a ampliação do programa RefTOP para todo nosso parque de refino, garantindo maior disponibilidade operacional, menor intensidade energética e menor emissão de gases de efeito estufa.

Conheça as nossas refinarias espalhadas pelo Brasil

Possuímos e operamos 11 refinarias no Brasil, com capacidade líquida total de destilação de petróleo bruto de 1.851 milhão de barris de óleo por dia (mbbl/d), além de um empreendimento em fase de implantação, o Complexo de Energias Boaventura. Descubra mais sobre o nosso parque de refino.


Exploração e produção para garantir a energia necessária à sociedade

É perfeitamente possível conciliar a liderança na transição energética justa com a exploração responsável de óleo e gás no país. Nosso petróleo tem uma das menores intensidades de carbono do mundo.


BRASIL

Redação

Mande um fato de sua cidade


Comentários


bottom of page