top of page
Foto do escritorAB Agência Brasil

Estatuto da Criança e Adolecente


Estatuto da Criança e Adolecente

⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO:

o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).

👉 INSCRIÇÕES através do site: https://cintiabrunelli.com.br/direito ⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade. 👉 ADQUIRA O LIVRO através do site: https://cintiabrunelli.com.br/intro Vídeo sobre ABUSO DE CRIANÇAS: 👉 • Vamos combater o ABUSO DE CRIANÇAS - ... Vídeo sobre RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS: 👉 • RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS E JOVENS IN... ❤️️ MEU SITE: https://cintiabrunelli.com.br 💎 Grupo TELEGRAM: https://t.me/cintiabrunelli 📷 INSTAGRAM: http://www.instagram.com/me.julga 📧 E-MAIL: contato@cintiabrunelli.com.br 🏆 Inscreva-se também no canal NOVATOS DO DIREITO: / @novatosdodireito O Estatuto da Criança e do Adolescente (ou ECA), a lei 8609 de 1990, trata sobre a proteção e o amparo a crianças (pessoas até 12 anos de idade incompletos) e adolescentes (pessoas dos 12 aos 18 anos incompletos). Ao completar 12 anos, a pessoa deixa de ser criança e passa a ser adolescente, e ao completar 18 anos, a pessoa deixa de ser adolescente e passa a ser um adulto (ao menos nos termos da lei).

A lei também pode ser aplicada, em casos expressos e excepcionais, para pessoas até 21 anos. O ECA foi criado no ano de 1990, mas teve várias alterações com o tempo. Por isso, é sempre importante que você verifique se está estudando através de um material atualizado. Hoje vou trazer um resumo com os pontos mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo primordial do ECA é dar proteção a esse grupo com absoluta prioridade, garantindo a eles acesso a saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, cultura, profissionalização, dignidade, liberdade, convivência familiar e comunitária e respeito.


A negligência e os maus tratos contra crianças e adolescentes não podem acontecer e devem ser punidos, porque dificultam que pessoas nesse estágio inicial da vida consigam atingir um desenvolvimento pleno.


O ECA possui alguns princípios norteadores, que nos ajudam a compreender o espírito da lei, e aqui podemos destacar a proteção integral, a prioridade absoluta, o melhor interesse e a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Os responsáveis por garantir esses princípios são a família, a sociedade, a comunidade e o poder público.


O ECA também traz quais são as garantias de prioridade, que são a preferência de receber proteção e socorro, de ter atendimento nos serviços públicos, de ter políticas sociais públicas em seu benefício e de ter recursos públicos nas áreas de proteção à infância e à juventude. Aproveite o vídeo!

PESQUISAS COMUNS: 1 - O que mudou no ECA - Direitos e Deveres 2 - Quais são os direitos fundamentais do ECA 3 - Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado e comentado 4 - Resumo do Estatuto da Criança para concursos #CintiaBrunelli#ECA#direitodacriançaeadolescente



bottom of page