Hutchinson lança placas bipolares para células de combustível mais econômicas e eficientes
- Journal World

- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Hutchinson lança placas bipolares para células de combustível mais econômicas e eficientes
27/01/2025
Vencedor do edital de projetos 'Hydrogen technology brick' da France 2030, a Hutchinson está lançando o projeto OBI-1 para acelerar o desenvolvimento industrial de células de combustível. O objetivo deste ambicioso projeto é desenvolver placas bipolares inovadoras e econômicas para células de combustível de nova geração. Graças à expertise em materiais da Hutchinson, o OBI-1 promete reduzir os custos de fabricação, melhorar o desempenho e reduzir a pegada de carbono das células de combustível, acelerando assim a transição para sistemas de energia limpos e sustentáveis.
A Hutchinson já era pioneira no setor de hidrogênio, produzindo os envelopes para os dirigíveis Astra-Torrès em 1911. Especialista em design e produção de produtos técnicos em borracha, termoplásticos, compósitos e metais, a Hutchinson agora está enfrentando os desafios do crescimento e da industrialização do hidrogênio.
As células de combustível usam hidrogênio para produzir eletricidade. No centro desses dispositivos estão as placas bipolares, que são essenciais para os processos eletroquímicos, facilitando a distribuição de gases, a condução de correntes elétricas e o gerenciamento térmico da célula. Essas placas impactam significativamente a eficiência, a durabilidade e o custo das células de combustível, influenciando assim sua adoção em larga escala
Fornecer a todos os fabricantes de células de combustível placas bipolares de nova geração, mais eficientes e econômicas
O projeto OBI-1 visa desenvolver uma nova geração de placas bipolares com vedação para melhorar o desempenho das células de combustível, reduzir sua pegada de carbono e cortar significativamente seus custos. A Hutchinson desenvolverá duas tecnologias:
Placa composta com novo material e processo de fabricação,
Placa metálica com sistema de vedação integrado e processo de fabricação otimizado (chapa muito fina em produção em massa).
A experiência da Hutchinson em materiais e design dedicada ao avanço da tecnologia do hidrogênio
Lançado em julho de 2024, o projeto será executado até o início de 2028. Durante um período de 43 meses, especialistas do Research and Innovation Centre e equipes da Precision Sealing Systems Activity se concentrarão na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais para placas bipolares compostas e metálicas, tecnologias de montagem e sistemas de vedação associados. O trabalho terá como objetivo melhorar a condutividade transversal, aumentar a resistência à corrosão e aperfeiçoar a vedação elastomérica com baixa liberação química. O projeto também inclui validação sob condições representativas e a transição para produção em massa.
"Estamos orgulhosos de lançar o projeto OBI-1 com o apoio da ADEME. Este projeto representa um passo crucial em nosso compromisso com o uso de energia mais limpa e sustentável", diz Brice Gabrielle, Coordenador do Projeto de P&D de Hidrogênio
Ao final do projeto, a Hutchinson poderá oferecer soluções de placas bipolares com sistemas de vedação integrados:
Maior compactação para criar pilhas menores ou gerar mais energia no mesmo espaço, melhor desempenho funcional e montagem de pilha simplificada.
Produção em larga escala na França para manter a liderança francesa na tecnologia H2.
TECNOLOGIA INOVAÇÃO


































Comentários