top of page
Foto do escritorAB Agência Brasil

Jornal TV chuva de Granizo no Sul do Brasil


TEMPORAIS CAUSAM ESTRAGOS ANTES DA ONDA DE FRIO

Cidades do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul registraram tempestades de granizo com danos em alguns municípios

Granizo acumulou no município de Três de Maio na noite da segunda-feira

Temporais de granizo causam estragos antes da onda de frio. Fortes tempestades na noite da segunda-feira e na madrugada de hoje atingiram cidades do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul, trazendo queda de granizo e que em algumas localidades teve pedras de gelo de maior dimensão que causaram danos.



Os temporais de granizo atingiram inicialmente municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul. O município de Três de Maio registrou muito granizo no final da segunda-feira e a quantidade de gelo foi tamanha que as pedras chegaram a acumular em alguns pontos da cidade. Moradores descreveram ao menos três pancadas de granizo.



O granizo atingiu ainda outras localidades do Noroeste gaúcho e se deslocou depois para o Norte do Estado. Municípios como Sananduva, Santo Augusto, Erebango e Estação também foram atingidos por tempestades de granizo. As cidades de Getúlio Vargas e São Valério do Sul foram as mais castigadas pelas pedras de gelo e os danos ainda são contabilizados pelas autoridades locais que pediram auxílio ao governo estadual.

A MetSul Meteorologia haveria alertado para o risco de temporais de granizo no Rio Grande do Sul durante a segunda-feira. A frente fria que precede o ar polar encontrou uma massa de ar mais quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera em sua dianteira sobre o Sul do país e, assim, se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical que provocaram muitos raios ao longo da segunda no Rio Grande do Sul e chuva isoladamente forte.

FIQUE POR DENTRO: Saiba o que vai acontecer dia a dia com temperatura, geada e neve nesta onda de frio na linha do tempo da muito intensa onda polar que chega ao Brasil



A chuva, no geral, teve baixos volumes, mas algumas cidades chegaram a ter mais de 50 mm, como na região de Pelotas. Na Grande Porto Alegre, os volumes oscilaram em média entre 14 mm e 30 mm. Em vários municípios do Oeste e das Missões, os acumulados ficaram entre 5 mm e 10 mm, o que é pouco diante da necessidade hídrica do trigo em cidades produtoras do Noroeste gaúcho. A frente fria ao avançar pelo interior do continente trouxe muito granizo também no Paraguai.

A frente fria avança agora por Santa Catarina e o Paraná também com risco de temporais isolados de vento e granizo, devendo chegar ao estado de São Paulo ainda hoje.

News Fonte: website MetSul


Jornal TV 11 99923-2580 redação Jornal TV

BRASIL


bottom of page