Moradores do interior do Amapá mostram infestação de Besouros
Registros foram feitos na noite deste domingo (7)e manhã desta segunda-feira (8). Segundo especialista, vários fatores podem contribuir para a infestação do inseto. Um deles, é o movimento de cópula em grupo. Moradores do interior mostram infestação de Besouros
A infestação de besouros foi registrada e compartilhada nas redes sociais por moradores do município de Amapá, distante cerca de 303 quilômetros de Macapá, durante a noite deste domingo (7)e manhã desta segunda-feira (8).
Os vídeos mostram que centanas de insetos tomaram ruas e calçadas das casas. O fato curioso, chamou atenção dos moradores. (veja vídeos)
O g1 conversou com a aposentada Maria do Carmo Quaresma, ela afirma que teve a calçada e a casa invadida pelos insetos.
“Eu tava na igreja né, tenho uma filha deficiente e aí a igreja foi invadida, chegando em casa, a mesma coisa. Aí, a gente varria, enchia balde e jogava fora e mesmo assim, não foi possível dar conta de tirar todos os insetos. Eu nem dormi, com medo por conta da minha filha também”, relata a aposentada.
Segundo o biólogo, Manoel Garcia Júnior, Doutor em Biodiversidade Tropical e professor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), os besouros são organismos decompositores da área florestal e a infestação deles no interior do Estado pode estar associada a vários fatores, como o movimento de cópula.
“Pode ter sido um movimento de cópula sincronizado por todo o grupo. Outro fator que pode ter contribuído com isso, são as fontes luminosas da cidade, que no interior da floresta esses organismos ficam mais parados, devido a falta de luminosidade, pois a referência luminosa que eles tem é somente a lua. Nesse caso, os refletores podem ter atraído esse grupo e causado essa infestação, então são diversos fatores”, explica.
Moradores do interior do Amapá mostram infestação de Besouros
No vídeo, registrado durante a noite, os moradores mostram a quantidade de insetos no local. Foi possível utilizar uma pá, para retirar o excesso.
Ainda segundo o especialista, é comum no início do ano, aparecer insetos em maior número, por conta do inverno amazônico.
“O ambiente vai estar mais propício a reprodução, ao deslocamento desses organismos em busca de um novo local de identificação, é bem comum ocorrer nesse período”, finaliza o biológo.
Infestação de besouros no município de Amapá
Rede social/divulgação