Decretos
DECRETO Nº 4490 04 de março de 2024.
Decreta Luto Oficial de 3 (três) dias no Município de Batatais, em virtude do falecimento do Doutor Welson Gasparini. LUIS FERNANDO BENEDINI GASPAR JÚNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS CONSIDERANDO o falecimento do Dr. Welson Gasparini, nascido em 01 de dezembro de 1936, grande político brasileiro, ocorrido hoje, 04 de março de 2024; CONSIDERANDO que o Dr. Gasparini nasceu na cidade de Batatais; CONSIDERANDO que o mesmo teve uma carreira de grande destaque na política brasileira, ocupando cargo de Prefeito em Ribeirão Preto; Vice-Líder do Governo Federal, no primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador; CONSIDERANDO o profundo sentimento de pesar que, neste momento, enlutece toda a comunidade batataense; CONSIDERANDO o consternamento geral e o sentimento de solidariedade, dor e saudade, que emerge pela perda deste ilustre cidadão; CONSIDERANDO, finalmente, o inegável dever do Poder Público de render justas homenagens àqueles que com seu trabalho, sua trajetória, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram de alguma forma para o bem-estar da coletividade;
D E C R E T A Art. 1º Fica decretado LUTO OFICIAL, por 3 (três) dias, em virtude do falecimento do Dr. Welson Gasparini. Parágrafo Único. Nos dias previstos no caput deste artigo, o Pavilhão Nacional será hasteado em funeral.
Morre o ex-prefeito de Ribeirão Preto - SP e deputado Welson Gasparini, Gasparini tinha 87 anos e estava internado para o tratamento de problemas respiratórios.
Ele deixa quatro filhos e sete netos.
Morreu na manhã desta segunda-feira (4) o ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP) e deputado Welson Gasparini. Ele tinha 87 anos e estava internado desde o último dia 16 de fevereiro para o tratamento de problemas respiratórios.
Em comunicado, o hospital informou que a morte ocorreu por causas naturais.
Gasparini iniciou a carreira política em 1958, quando se candidatou e foi eleito vereador de Ribeirão. Em 1964, aos 28 anos, tornou-se prefeito da cidade, sendo um dos mais jovens do país.
Jornalista, professor e advogado, ele comandou a prefeitura em outros três mandatos - o último entre 2003 e 2007 -, além de também ter sido deputado estadual por três vezes e federal, uma vez.
O político deixa quatro filhos e sete netos.
O corpo será velado no Velório da Paz, em Ribeirão Preto, a partir das 18h desta segunda. Já o enterro acontece às 14h de terça-feira (5) no Cemitério Bom Pastor.
Welson Gasparini, ex-prefeito de Ribeirão Preto, deputado estadual e federal — Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
O político deixa quatro filhos e sete netos.
O corpo será velado no Velório da Paz, em Ribeirão Preto, a partir das 18h desta segunda. Já o enterro acontece às 14h de terça-feira (5) no Cemitério Bom Pastor.
Ribeirão decreta luto oficial
Em nota, o atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), lamentou a morte de Welson Gasparini e decretou luto oficial de três dias.
Ainda no comunicado, Nogueira detalhou a carreira de Gasparini como político e comunicador, e destacou o legado deixado por ele.
"Sua jornada é um testemunho de dedicação e compromisso com a comunidade, seja como radialista, advogado ou como político.
Com um legado de um mandato como vereador, quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto, três vezes deputado estadual e um mandato como deputado federal, Gasparini deixou sua marca na história política da região", diz trecho.
Gasparini, natural de Batatais, era radialista, jornalista, foi vereador e foi eleito prefeito de Ribeirão Preto por quatro oportunidades.
Também foi deputado estadual, por três mandatos e federal, uma vez.