Oitavo dia de guerra na Ucrânia é marcado por destruição na capital Kiev
Russos avançam em direção a Mariupol, cidade que já está sem água, energia e calefação
A ofensiva russa contra a Ucrânia chega ao oitavo dia, nesta quinta-feira 03.03.2022
E a tensão na capital, Kiev, a tensão aumenta, assim como o rastro de destruição.
A ONU calcula que cerca de 1 milhão de pessoas tenham fugido da Ucrânia.
A manhã em Kiev foi de sirenes alertando para ataques aéreos.
Os moradores foram avisados para se dirigirem a abrigos subterrâneos.
Relatos dão conta de ataques tanto pela manhã como na madrugada.
Pelas redes sociais, a prefeitura da cidade disse que "as explosões foram resultado da ação do sistema de defesa aérea das Forças Armadas, que derrubou mísseis inimigos". A prefeitura classifica a situação na cidade como "difícil, mas controlada".
Segundo o serviço de emergências da Ucrânia, um depósito de óleo diesel foi atingido, gerando uma grande coluna de fumaça.
"O fogo foi causado por bombardeios pelos ocupantes russos.
Foi organizada a proteção dos tanques adjacentes, alguns danificados por detritos. Medidas estão sendo tomadas para eliminar o fogo", afirmou, em comunicado.
Depois de tomar Kiev e Kherson, o próximo alvo russo é tomar a cidade de Mariupol.
A cidade já está cercada e sofre com a ofensiva.
O prefeito, Vadim Boichenko, reconhece as dificuldades e afirma que a cidade está "sem energia elétrica, sem água, sem calefação".
Uma semana de guerra 02.03.2022 Ucrânia os números de mortes aumenta dia após dia de guerra
Míssil russo atinge prédio do governo em Kharkiv; assista
Foto: (Reprodução)
Há 11 horas
Imagens internas mostram destruição dentro do prédio
Um míssil atingiu a cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, na manhã desta terça-feira (1º) e explodiu em frente a um prédio do governo regional. Um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local (assista acima).
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias da guerra na Ucrânia
A explosão aconteceu por volta das 8h do horário local (3h em Brasília). O toque de recolher havia terminado duas horas antes, de acordo com o Ministério do Interior da Rússia.
Ataque russo contra torre de televisão de Kiev deixa cinco mortos;
VÍDEO circulando na web mostra.
Ataque ocorre no sexto dia da guerra.
Houve também feridos, segundo governo ucraniano.
28.02.2022 Conflito Invasão Russa na Ucrânia Força Rússia contra Ucrânia .
27.02.2022 Conflito Invasão Russa na Ucrânia Força Rússia contra Ucrânia .
Maior aeronave do mundo, Antonov-225 Mriya, é destruída em ataque russo na Ucrânia
O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev.
Fabricante diz que restauração custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo.
O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev, disse a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom neste domingo (27).
"Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana
o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev", disse Ukroboronprom em sua página no Facebook.
Ele disse que a restauração do avião custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo.
Bilionários russos pedem fim de guerra na Ucrânia
A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais. "Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya' ('Dream' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!"
Estamos enfrentando uma crise da pandemia do Covid-19 com muitas mortes, agora vem esta Guerra com mais mortes, lamentável estes fatos.
Conflito Invasão Russa na Ucrânia 25 de Fevereiro Sexta-feira Força Rússia contra Ucrânia
Conflitos e ataques guerra entre Rússia e Ucrânia
UCRÂNIA DIZ QUE HÁ 57 MORTOS E 169 FERIDOS EM ATAQUES RUSSOS
Tropas de Putin se dirigem à capital Kiev e tomaram a famosa usina de Chernobyl, onde houve desastre nuclear em 1986. Ucranianos se escondem e fogem de bombardeios.
Mapas: Rastreando a Invasão Russa da Ucrânia
Quinta-feira, 24 de fevereiro
Forças ucranianas fazem 'resistência feroz' na zona de Chernobyl, dizem autoridades.
SLOVYANSK, Ucrânia - No primeiro dia da primeira grande guerra terrestre na Europa em décadas, os militares russos mergulharam na Ucrânia por terra, mar e ar, matando dezenas de soldados ucranianos e iniciando uma batalha sinistra na altamente radioativa exclusão de Chernobyl. zona que corria o risco de danificar o reator nuclear envolto em cimento que derreteu em 1986.
O dia começou antes do nascer do sol com o terrível baque de ataques de artilharia em aeroportos e instalações militares em toda a Ucrânia. E ao pôr do sol, forças especiais russas e tropas aerotransportadas avançavam para os arredores da capital, Kiev.
Embora o objetivo final do presidente Vladimir V. Putin da Rússia e seus generais permanecesse incerto, autoridades americanas avaliaram que o jogo final era provavelmente a decapitação do governo da Ucrânia e a substituição de seu presidente, Volodymyr Zelensky, por um regime fantoche controlado pela Rússia.
No início da noite de quinta-feira, Zelensky permanecia no cargo como comandante em chefe, e as forças ucranianas, que autoridades disseram ter derrubado vários jatos russos e um helicóptero, estavam engajadas em batalhas ferozes ao longo de uma ampla linha de frente para manter o controle sobre seu país . .
Foi nos pântanos tóxicos da zona de exclusão de Chernobyl, no norte da Ucrânia, que uma das batalhas mais perigosas estava acontecendo.
“As tropas da Guarda Nacional responsáveis por proteger a unidade de armazenamento de resíduos radioativos perigosos estão resistindo ferozmente”, disse Anton Herashchenko, assessor do ministro do Interior. Se um projétil de artilharia atingir a unidade de armazenamento, disse Herashchenko, “poeira radioativa pode cobrir o território da Ucrânia, Bielorrússia e os países da União Europeia”.
Zelensky disse no Twitter que as forças russas estavam tentando tomar Chernobyl, o local do pior acidente nuclear da história.
O local está agora dentro de uma zona de proteção que cobre cerca de 1.000 milhas quadradas , incluindo parte da rota direta mais curta da Bielorrússia a Kiev. "Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa", disse Zelensky.
RÚSSIA INVADE A UCRÂNIA E LANÇA OFENSIVA MILITAR PELO PAÍS
Há relatos de ataques e explosões em várias cidades, inclusive na capital Kiev. População tenta fugir.
Milhares de pessoas tentam deixar Kiev e provocam congestionamentos
Há filas nos postos de combustíveis e vários deles já não têm mais gasolina. Supermercados também estão lotados.
Engarrafamentos na cidade de Kiev, capital da Ucrânia
Milhares de moradores de Kiev começaram a deixar a capital da Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24), após a Rússia iniciar a invasão a várias partes do país. A cidade começa a viver um caos.
Guerra no Leste Europeu
Ucrânia
x
Prússia Em Guerra
INTERNACIONAL Presidente da Ucrânia diz que ações da Rússia violaram a soberania do país, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em pronunciamento
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país "não teme nada e a ninguém", em referência às crescentes tensões em sua fronteira e a decisão do chefe russo, Vladimir Putin, de reconhecer as regiões separatistas chamadas de República Popular de Donetsk e de Lugansk, que são favoráveis à Rússia. A atitude de hoje foi chamada por Zelensky de "violação da soberania" ucraniana. A transmissão da mensagem do presidente ocorreu hoje à noite, no horário do Brasil, mas na Ucrânia já passava de 2 horas da manhã
Assim, Zelensky disse que os cidadãos "não têm motivo para não dormir à noite". O presidente ucraniano afirmou que conversou com Joe Biden, à frente dos Estados Unidos; Emmanuel Macron, responsável pelo Estado francês; e Recep Tayyip Erdo?an, presidente da Turquia. Apesar de qualquer ação de Putin, nós mantemos a calma e quero agradecer a todos [...] Não aceitamos as decisões russas de hoje e amanhã, eles permanecem nos nossos territórios. A Ucrânia está há oito anos vivendo nessas condiçõesVolodymyr Zelensky O presidente da Ucrânia reforçou que já pediu com urgência uma reunião com o Conselho de Segurança das Nações Unidas
11 99923-2580
16 99764-2580
newspaper
BRASIL
Oitavo dia de guerra 03.03.2022 Ucrânia os números de mortes aumenta dia após dia de guerra