top of page
Foto do escritorFogo incêndio

Previsão de ventos fortes desafia quem combate incêndios na Califórnia, nos Estados UnidosPor causa dos incêndios que não dão trégua, o anúncio dos indicados ao Oscar, que seria na sexta-feira (17),



Previsão de ventos fortes desafia quem combate incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos

Por causa dos incêndios que não dão trégua, o anúncio dos indicados ao Oscar, que seria na sexta-feira (17), foi adiado mais uma vez, agora para 23 de janeiro.

Novos ventos podem aumentar os incêndios na Califórnia




Nos Estados Unidos, o serviço de meteorologia alertou que um aumento da força dos ventos nas próximas horas pode voltar a espalhar o fogo na área de Los Angeles, na Califórnia. As autoridades registraram, até agora, 24 mortes.


Uma família rezou em volta das cinzas da casa que foi queimada. Nesta segunda-feira (13), os bombeiros emitiram um raro alerta de perigo para novos incêndios - o mesmo da segunda-feira (6) e que antecedeu o início da tragédia.


Os ventos voltaram a ganhar força. Em algumas áreas, passaram dos 100 km/h. É por isso que algumas casas têm queimado de cima para baixo. Incêndios que estavam começando a ser contidos ganharam território novamente. O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que essa nova expansão das chamas pode ser “explosiva”.

Mais de 90 mil pessoas continuam com ordens para deixar suas casas. Uma equipe de bombeiros do México chegou à Califórnia para ajudar. O Pentágono enviou 1,8 mil soldados da Guarda Nacional, e outros estados americanos também contribuem com voluntários. Ao todo, mais de 14 mil pessoas ajudam no combate às chamas.


Em algumas áreas, a completa devastação é o que acaba ajudando. Sobre montanhas tinha uma floresta. Como não tem mais nada para queimar, a terra acaba isolando o fogo. A chefe do departamento de bombeiros de Los Angeles falou publicamente que a cidade não tinha recursos para lidar com o desastre.

Previsão de ventos fortes desafia quem combate incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


A polícia isolou o que teria sido o ponto inicial do incêndio na região de Pacific Palisades. Equipamentos elétricos queimados podem ser uma pista para as causas do primeiro foco.


Por causa dos incêndios que não dão trégua, o anúncio dos indicados ao Oscar, que seria na sexta-feira (17), foi adiado mais uma vez, agora para 23 de janeiro. A Academia cancelou o almoço dos indicados, que seria em 10 de fevereiro, mas manteve a cerimônia do Oscar para 2 de março.


Celebridades e moradores têm ajudado as vítimas. A cantora Beyoncé, por exemplo, doou US$ 2,5 milhões para famílias afetadas. Em um local, 500 voluntários colaboraram na limpeza dos destroços.

Em meio à devastação, alento também em histórias como a de Casey Colvin. Depois de cinco dias fora de casa, ele conseguiu encontrar vivo o cachorrinho que estava perdido.

USA


bottom of page