top of page
Foto do escritorAB Agência Brasil

XMobots autoriza projeto na ANAC do primeiro drone eVTOL no Brasil


XMobots autoriza projeto na ANAC do primeiro drone eVTOL no Brasil

Pioneirismo é a palavra que melhor retrata toda a trajetória do RPA (Remotely Piloted Aircraft) Nauru 500C, desenvolvido pela fabricante brasileira XMobots. Dez anos após a primeira geração do modelo (Nauru 500A) ter recebido da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorização para voos experimentais, o robô aéreo de 25Kg – agora em sua 3ª geração (Nauru 500C) – obteve da Agência uma certificação inédita no Brasil: a primeira autorização de projeto para um drone com sistema eVTOL, ou seja, um equipamento com capacidade de executar decolagens e pousos verticalmente, utilizando-se de propulsão elétrica para estes procedimentos.


A cerimônia para o anúncio da conclusão da aprovação de projeto ocorreu na sede da ANAC em São José dos Campos, na tarde da última terça-feira, 29 de novembro.

Em um contexto em que empresas aeronáuticas do mundo inteiro deram início à corrida para o lançamento do primeiro carro voador – que tem como uma de suas premissas a tecnologia eVTOL – a aprovação do projeto do Nauru 500C passa a ser vista como estratégica para o Brasil, mesmo que o propósito do drone seja o mapeamento e vigilância de grandes áreas.


“Estamos falando do primeiro projeto de um drone eVTOL no Brasil. A tecnologia eVTOL é muito promissora e certamente revolucionará vários mercados, mas principalmente o agrícola, o logístico e o de mobilidade urbana. A aprovação deste projeto passa a ser um marco muito importante para a XMobots, uma vez que nos torna a primeira empresa a conseguir a certificação de um eVTOL no país. Estou certo de que esta certificação é mais um degrau em nosso propósito de tornar os drones uma realidade para nossos filhos e netos, a ponto de se tornarem comuns no dia a dia de todas as pessoas”, ressalta Giovani Amianti, fundador e CEO da XMobots.


A campanha de certificação do drone Nauru 500C durou três anos e contou com inúmeros ensaios de voo. Além da tecnologia eVTOL, um dos grandes destaques do projeto autorizado pela ANAC e a extensão do envelope de voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), ou seja, além da visada do operador, para uma distância de 60 quilômetros.




Commenti


bottom of page