top of page

Juramento de Dom Sérgio da Rocha, um dos cardeais cotados para se tornar o novo papa



Sérgio da Rocha é um cardeal católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo metropolitano de Teresina e de Brasília. Desde 2020 é o arcebispo de São Salvador da Bahia e, por consequência, o primaz do Brasil.

Natural de Dobrada - SP interior do estado de São Paulo


Sérgio da Rocha (Dobrada, 21 de outubro de 1959) é um cardeal católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo metropolitano de Teresina e de Brasília. Desde 2020 é o arcebispo de São Salvador da Bahia e, por consequência, o primaz do Brasil. É também membro do Conselho de Cardeais para ajudar o Santo Padre no governo da Igreja Universal.




Biografia

Filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronesi, nasceu em Dobrada, à época distrito de Matão.

Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14 de dezembro de 1984.

Cursou filosofia no Seminário de São Carlos e de teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.

Foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos; Professor de Filosofia e Reitor.

No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.

Na Diocese de São Carlos exerceu os seguintes encargos: foi assessor da Pastoral da Juventude, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em São Carlos.

De 1989 a 2001 foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Colaborou como professor em Porto Velho, no Projeto Missionário Sul I-Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luis de Montes Belos, Igreja-Irmã da Diocese de São Carlos.





Comments


bottom of page